domingo, 6 de dezembro de 2009

Sebos Virtuais

Dicas de seis sebos virtuais repletos de preciosidades literárias

Por Juliano Moreira

Publicada em 03 de dezembro de 2009 às 07h15
Atualizada em 03 de dezembro de 2009 às 08h05

Seleção de lojas indica onde encontrar aquele livro raro ou fora de catálogo, pagando menos que nas livrarias convencionais.

Espirros, dedos sujos de pó e muita paciência. A aventura de se engalfinhar em sebos da cidade à procura de livros antigos, raros, ou mesmo de lançamentos e best-sellers exige do amante da leitura tempo e dedicação.

A internet pode não ser unanimidade entre os leitores mais conservadores, que preferem ter o livro nas mãos antes de comprar. Mesmo assim, a rede facilita e muito a busca, evitando a perda de tempo tentando localizar um livro em meio a uma pilha de publicações.

Hoje, com os sebos virtuais cadastrados na rede, o consumidor tem a possibilidade de não fomentar sua rinite alérgica e, ao encontrar o livro de seu interesse, reservá-lo e comprá-lo com alguns cliques de mouse.

Alguns sites vão além: funcionam como uma rede social, para que os clientes troquem livros e aprofundem suas discussões sobre o mundo literário. Pode-se encontrar ainda blogs com novidades sobre compras online, autores e editoras, além de bibliotecas temáticas.

Estante Virtual - Portal que reúne em um só lugar o acervo de mais de 1.200 sebos de todo o país. Possui um sistema de busca que permite consultar os conteúdos de dezenas, centenas de sebos, livreiros e internautas ao mesmo tempo, além de um blog atualizado com informações sobre o mundo dos livros.

Livros Difíceis - No ar desde 2003, o portal é uma opção aos fãs de livros raros e de difícil acesso. O site não possui um acervo. As buscas, em acervos pessoais, sebos e editoras, são feitas de acordo com os pedidos recebidos.

O Livreiro - O endereço não funciona bem como um sebo, mas sim como uma rede social para quem gosta de livro. Ao se tornar membro do livreiro, o leitor pode montar a estante pessoal, selecionar autores preferidos, resenhar obras lidas, buscar sugestões de leitura, descobrir afinidades compartilhadas e criar comunidades sobre assuntos de interesse. O site ainda conta com um blog, um canal de notícias, além de marcar presença no YouTube no Flick.

Sebo do Messias - Com 38 anos de existência, é um dos sebos mais tradicionais de São Paulo. O Sebo do Messias está há dois anos na internet e vem, pouco a pouco, conquistando o público acostumado às compras feitas pessoalmente.

Sebos Online - Portal que conecta sebos e livreiros a leitores do Brasil e do mundo, disponibilizando um amplo e variado acervo de livros, revistas, gibis, CDs, DVDs, VHS e discos de vinil novos, seminovos, usados, raros e esgotados.

Traça - Com um acervo de mais de 60 mil obras no acervo, o site cataloga 300 novos livros por dia. O objetivo do portal gaúcho é atingir 200 mil obras. Curiosidade à parte, o endereço possui um blog com curiosidades sobre a Traça, mascote do sebo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário