sábado, 25 de abril de 2009

Recursos de Fábrica do Windows

Recursos de Fábrica do Windows

Você talvez não saiba, mas seu Windows XP tem muito mais recursos do que você pode imaginar. Para desvendar muitos desses mistérios e usufruir os inúmeros recursos, resolvemos preparar uma matéria mostrando a utilidade deles.

Seu Windows é bem mais útil do que você imaginava!

Você talvez não saiba, mas seu Windows XP tem muito mais recursos do que você pode imaginar. Para desvendar muitos desses “mistérios” e usufruir os inúmeros recursos de seu Windows, resolvemos preparar uma matéria mostrando a utilidade deles.

HABILITANDO O FIREWALL DO XP

O Windows XP Home e o Professional trazem um firewall de fácil configuração e que consome poucos recursos do sistema. Trata-se de uma grande opção para quem ainda não ficou viciado em recursos do Symantec Internet Security.

Para habilitá-lo, é preciso entrar nas propriedades da sua conexão de rede, clicar em Avançado (Advanced) e selecionar a opção Proteja meu computador e rede limitando ou prevenindo acessos a esse computador a partir da Internet (Protect my computer and network by limiting or preventing access to this computer from the Internet). Com isso, o firewal ficará habilitado.

Dessa forma, outros usuários na Internet não conseguirão mais acessar seus discos compartilhados e os serviços que estejam rodando na máquina. Já seu computador poderá acessar qualquer outra máquina ou serviço na Internet sem qualquer problema.

Talvez os usuários mais experientes sintam falta de uma interface para visualizar o que está acontecendo com as conexões que passam pelo Internet Connection Firewall, mas esse serviço já vem habilitado de forma padrão no Windows sem a necessidade de sua configuração. Não se preocupe!

OUTLOOK EXPRESS

BACKUP

As mensagens do Outlook Express são armazenadas em arquivos com extensão (.dbx). O backup das mensagens de e-mail pode ser feito copiando os arquivos dbx. O problema, para muitos usuários, é que esses arquivos ficam ocultos em local de difícil acesso, parecido com C:\Documents and Settings\Usuário\Configurações
locais\Dados de aplicativos\Identities\{72E34377-95B1-4ECC-A8E5-0B14A5A755F1}\Microsoft\Outlook Express.

Você pode armazenar suas mensagens do Outlook Express num local de mais fácil acesso, por exemplo, na pasta / Meus Documentos/Outlook. Com isso, ao fazer backup da pasta Meus Documentos, automaticamente já estará fazendo o backup dos e-mails.

Para definir onde armazenar suas mensagens, abra o Outlook Express, clique em Ferramentas, Opções e em
Manutenção. Em seguida, escolha a opção Pasta de armazenamento. Na janela aberta, você verá o local ondeas mensagens estão armazenadas. Clique em Alterar e escolha um novo local. Todas as suas mensagens, tanto as novas que chegarem como as que já existem, serão transferidas para o novo local de armazenamento.
Caso precise restaurar o backup, copie de volta todos os arquivos *.dbx para o mesmo local de armazenamento que estiver configurado no Outlook.

IMPORTANDO CATÁLOGO DE ENDEREÇOS / LISTAS DE CONTATO

Você pode importar listas de endereços de outros arquivos de contatos do Windows ou do Netscape Communicator. Isso é bem simples, basta ir ao menu Arquivo, escolher Importar e selecionar Catálogo de Endereços. Procure um arquivo WAB (Windows Address Book) e clique em Abrir.

Para catálogos que não são nativos do Windows, selecione Outro Catálogo de Endereços, no comando Importar
Arquivo e navegue até encontrar a lista. Se não conseguir nenhum arquivo, exporte a lista de endereços do programa original nos formatos CSV de texto ou LDAP (Directory Interchange Format). BLOQUEAR E-MAILS
Caso alguém o incomoda mandando emails ou simplesmente você não quer receber mensagens de um determinado
endereço eletrônico, basta selecionar a mensagem. No menu Mensagem, selecione Bloquear Remetente. O e-mail
escolhido aparece na caixa Endereço, onde você poderá selecionar a opção de bloqueio desejada.

ENCAMINHANDO MENSAGENS EM MASSA

Caso você tenha uma grande quantidade de mensagens salvas que precisa mandar para um amigo de uma só vez, vá à pasta contendo todas as mensagens e pressionando a tecla Ctrl, clique em cada uma delas. Com todos os e-mails selecionados, clique em Encaminhar, na barra de ferramentas principal, e a janela Nova Mensagem aparece com todos os emails marcados como anexo.

CONFERIR NOVOS E-MAILS AUTOMATICAMENTE

Para não ficar checando a todo instante se você recebeu um novo e-mail, basta configurar o Outlook para checar as mensagens automaticamente num intervalo de tempo escolhido por você. Vá em Ferramentas / Opções e na aba Geral, selecione Verificar se há novas mensagens a cada X minutos, onde X é o tempo determinado por você.

MENSAGENS DE GRUPO E RESPOSTAS CONJUNTAS

Quando um grande número de pessoas envolve-se em conversações por e-mail e grupos de discussão, respostas a uma determinada mensagem podem se tornar difíceis de achar.

O Outlook permite organizar respostas para que apareçam debaixo da mensagem original. Para isso, dentro da Caixa de Entrada, vá até o menu Exibir e selecione Modo de exibição atual. Em seguida, clique em Agrupar mensagens por conversação. Depois, clique no sinal de + que aparece à esquerda da mensagem original, e a lista completa de respostas será exibida.

RESPOSTA AUTOMÁTICA

Criando uma mensagem no seu editor de textos e salvando-a como txt, você pode criar respostas automáticas. Depois, acesse o menu Ferramentas no Outlook e selecione Regras para mensagens, apontando as opções de correio. Dentro da janela, selecione as condições para a regra, clique na caixa Para todas as mensagens e
escolha Respondê-la com mensagem e configure as ações para a regra.

Sob a descrição da regra, você verá o link mensagem. Clique nele e navegue até achar o arquivo txt que você havia deixado salvo. Finalmente, quando o Windows pedir que você dê um nome à regra, chame-a de “resposta
automática” e clique em OK.

MANDANDO MENSAGENS GRANDES

Para manter o tráfego da Internet rápido, muitos servidores de e-mail mantêm um limite para o tamanho das mensagens que você pode mandar e receber, geralmente tornando impossível enviar mensagens maiores que 1 MB.
O Outlook permite uma divisão da mensagem em porções, reunindo-as novamente quando chegarem na caixa de
entrada do destinatário. Para fazer isso, vá ao menu Ferramentas / Contas / Correio e Propriedades. Mude para Avançado e clique na opção Quebrar mensagens maiores que x KB, onde x é o tamanho escolhido por você.

VERIFICAR ORTOGRAFIA SEMPRE

Para que o Outlook verifique a ortografia das mensagens antes de serem enviadas, vá até o menu Ferramentas / Opções. Clique na aba Verificar ortografia e marque Sempre verificar a ortografia antes do envio, para que seus e-mails sejam revisados antes de serem mandados. A única coisa é que é necessária a presença do MS-Office instalado no micro para que o Outlook possa usar os dicionários e fazer a correção ortográfica.

EVITANDO A INCLUSÃO AUTOMÁTICA NO CATÁLOGO DE ENDEREÇOS

Sempre que você responde uma mensagem, o endereço dela é automaticamente incluído em seu catálogo de endereços. Para evitar que isso aconteça, clique em Ferramentas / Opções / Envio e desmarque a caixa Incluir automaticamente no catálogo os destinatários das respostas.