segunda-feira, 1 de março de 2010

Adicione linhas extras à barra de ferramentas do Firefox




Adicione linhas extras à barra de ferramentas do Firefox

Rick Broida, da PC World/EUA

01-03-2010

Faça isso e deixe seus sites favoritos sempre à mão, acessíveis com apenas um clique do mouse.


Pergunte a qualquer usuário de internet e você irá descobrir uma variedade de formas usadas para manter os sites preferidos acessíveis. Pode-se fazer isso usando a função Favoritos que todo navegador possui, ou a partir de aplicativos que permitem compartlhar seus sites prediletos, como o Dev Channel para o Chrome ou os vários add-ons criados para o Firefox, o navegador da Mozilla.

Outro método é o que permite adicionar ícones representativos do site desejado diretamente na barra de ferramentas do navegador, tornando o acesso a ele muito simples e à distância de um clique do mouse.

Só que esta solução apresenta um problema: quando a quantidade de sites favoritos ultrapassar a largura da barra de ferramentas, o Firefox cria um menu suspenso, o que não faz mais sentido, já que o menu de favoritos já existe por padrão.

Para resolver isso, basta usar outro add-on, o complemento Multirow Bookmarks Toolbar. Com ele, pode-se adicionar quantas linhas você desejar na barra de ferramentas, fazendo com que seus favoritos fiquem a disposição com apenas um clique. Veja a figura abaixo.







Para ter uma idéia, com apenas duas linhas é possível manter 20 sites favoritos sempre à mão. Até três linhas ainda é possível manter o controle, mas depois disso a coisa começa a ficar poluída visualmente. Claro que isso depende de alguns fatores, como o tamanho do monitor, sua resolução e principalmente o uso que se faz dele.